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INFORMATIVO ABUL

“ Prezados associados

Periodicamente utilizaremos este espaço para atualizá-los sobre as atividades desenvolvidas pela administração da ABUL. Não pretendemos, por absoluta incapacidade, funcionar como um “BLOG”, mas ficaremos atentos aos comentários e questionamentos postados pelos senhores no nosso Forum”. 

informativo 24: projeto rota superação Click para ver
informativo 23: informação sobre legislação Click para ver
informativo 22: esclarecimentos sobre o novo manual de pilotos da abul Click para ver
informativo 21: relação de inscritos no enu 2014 Click para ver
informativo 20 objetivo: incentivar nossos associados a comparecer ao 13º enu Click para ver
informativo 19 – cbpm – curso básico de perícia médica Click para ver
informativo 18 - informar sobre a classificação da abul como oscip. Click para ver
informativo 17 – cbpm – curso básico de perícia médica Click para ver
informativo 16 - cobrança de taxas Click para ver
informativo 15 - outros esclarecimentos sobre representantes técnicos Click para ver
a  
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ABUL IP - 187.37.184.7 12/9/2018 18:31:28

Cada estrela = período de 4 anos Estrela branca = menos de 4 anos
Associado desde 2011

N

Resposta da ABUL a um ex-filiado:

Prezado Waldavener,


Desculpe-nos pela demora em responder seus questionamentos. Inicialmente ficamos surpresos com o seu desconhecimento sobre o trabalho da ABUL, depois, ao ver que ele envolve a não compreensão de temas mais básicos sobre a realidade da nossa economia, nos conformamos. Para simplificar, optamos por colocar nossos comentários (em vermelho) logo após suas ponderações.

Albrecht
From: waldavener martins mendonça <waldavener@hotmail.com>
Date: segunda-feira, 26 de março de 2018 11:21
To: Gustavo Albrecht <abul@abul.com.br>
Subject: Fwd: Desfiliação.

Bom dia venho através desta que talves seja uma das últimas, saber como faço para desfiliar-me da Abul, qual procedimento?

( COMENTÁRIO 1: Vc já pode se considerar desfiliado.)

Porque?

Bom farei um breve relato: Os valores que usarei podem não ser exatos mais é apenas para exemplo.

Por Ano tenho que pagar 560,00 Abul. Que não sei pra que serve se não pra manter um monte de gente engravatada (COMENTÁRIO 2: por acaso não há nenhum engravatado no corpo de funcionários da ABUL…se você olhasse no site da ABUL veria que temos apenas dois homens nos quadros da ABUL…os demais funcionários são do sexo feminino) em escritórios e que não podem mudar nada pra melhor para os pilotos que são a maioria, os de classe média, se Vc torceu o nariz não se preocupe não estou falando de Vc falo de amigos pilotos de classe média que sonham em voar. (COMENTÁRIO 3: Quando defendemos a liberdade de voar dos nossos nossos associados junto à ANAC e DECEA, realmente não visamos os “pobres” mas TODOS os filiados e…por tabela, nossas conquistas beneficiam a todos os pilotos…pobres e ricos…filiados ou não….

  • Aí não fosse o bastante, a Abul ainda obriga-nos a fazer o Riam (COMENTÁRIO 4: quem obriga voce a fazer o RIAM é a ANAC….nós concebemos os RTABUL para tentar facilitar a vida dos filiados….você NAO É OBRIGADO a fazer o RIAM com um RTABUL….podes escolher qualquer mecânico habilitado pela ANAC ou oficina homologada) com gente credenciada dela, só que os caras ao invésde ajdar querem surrupiar mais um pouco e então cobram 500,00 pra nem olhar, mais só pra assinar o documento e ainda se dizem amigos. ( COMENTÁRIO 5: Se achas caro, procure um mecânico ou oficina homologada pela ANAC)

E aí vem as normas que somos obrigados a ter seguro (concordo) e mais 800,00 por um reta 1234 . (COMENTÁRIO 6: O Seguro 1,2,3 e 4 é exigência da ANAC e a ABUL tentou mudar isto mas não conseguiu….poderás encontrar seguros mais caros do que este que apontas a R$800,00) mas se fizeres com a Corretora que é parceira da ABUL a mais de 20 anos, pagarás menos de R$700,00.)

Acha que acabou?

Não! Agora vem o que realmente é importante, a manutenção preventiva que nos custa no mínimo 1000,00. (COMENTÁRIO 7: Você mesmo pode fazer esta manutenção…a ABUL defendeu esta liberdade para que as pessoas que detém os conhecimentos e têm habilidade o façam….sobre os preços cobrados, a ABUL não tem nenhuma ingerência….como verás agora que não és mais filiado).

Aí vem o hangar, porque quem tem ultraleve também paga, e mais 1000,00 vai embora por ano. (COMENTÁRIO 8: Podes optar por deixar o teu ultraleve ao tempo…a ABUL também não tem ingerência sobre os valores cobrados pela hangaragem, assim como os brasileiros não têm sobre a cobrança de estacionamento para seus automóveis).

Chego a 3.860,00 de gastos sem voar! Sim sem voar, pois se voar tem o combustível que se voar 2h por mês no meu Ultraleve chega a 1200,00 por ano. Então chego a 4860,00 voando. (COMENTÁRIO 9: infelizmente, não sendo mais filiado da ABUL, ainda terás que pagar R$4.300,00 por mês para voar as 2h mensais….).

Perai mais se meu Ultraleve vale 50 mil se eu tiver ele por 10 anos paguei outro pra poder ter ele, estranho não acham? (COMENTÁRIO 10: Te aconselho a vender também o teu carro, sair do Brasil…esta é a nossa realidade, é o “custo Brasil”.)

Bom tenho duas opções ou fico com ele sem documentos e sem seguro e sem minha CHT, sem nada disso ou vendo o mesmo. (COMENTÁRIO 11: Tens uma terceira opção…faça o seguro por outra Corretora, te habilites pela ANAC e faça a RIAM numa oficina homologada…só não te aconselho a voar totalmente irregular, pois a ANAC deverá fazer um convênio com as Secretarias de Segurança Pública e recomendar que prendam os pilotos sem habilitação por contrariarem o Código Penal.) Vou começar cortando a ABUL, pois a mesma não fez nada e nem se dispôs a fazer a respeito de baixar ou isentar a taxa de RIAM, é tudo um comércio burro e egoísta. (COMENTÁRIO 12: como já disse antes, se tiveres conhecimento de mecânica, podes pleitear junto à ABRAFAL o teu credenciamento para assinares o teu próprio RIAM.) Assim como eu tenho e conheço em muitos grupos, muitos colegas que farão o mesmo por indignação com toda essa roubalheira porque é assim que vejo, os de nariz empinado e torto, falarão de modo hipócrita e egoísta que só deve ter ultraleve quem tem dinheiro pra gastar, porque assim fica vantajoso pra quem fica com a grana. (COMENTÁRIO 13: Com relação à acusação de roubo, a ABUL esclarece que a nossa prestação de contas está à disposição de todos os associados e que nenhum ato ilícito foi praticado na sua gestão. Esclarece, ainda, que tal acusação desacompanhada de provas constitui crime previsto no artigo 138 do Código Penal e a associação poderá adotar as medidas judiciais que entender pertinentes.)
Enfim quero todo e qualquer procedimento para o fim da filiação minha em relação a Abul,
COMENTÁRIO 14: Você já não é mais filiado da ABUL…Espero que tenhas a honestidade de divulgar este email com as respostas da ABUL e não somente com o teu original com acusações irresponsáveis. Espero que as respostas aos teus questionamentos sejam lidas e compreendidas pelos demais filiados da ABUL.) "esse email sera impresso e digitalizado nas redes sociais de todo o País e enviado a todos os grupos de Ultraleves. Desde já agradeço a atencao.


Cmte. Waldavener Martins Mendonça
Abul 10002
Anac 270311

Resposta
Santiago - 4224 177.85.140.186 30/3/2018 09:29:38


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Associado desde 2003
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Bom dia
Parabéns pelas respostas comprovam o total desconhecimento dos meios que envolvem a aviação, e do papel que a Abul desenvolve perante os órgãos de governo representando-nos e lutando pelas nossas causas.

Resposta
GILDAZIO FERNANDES - 4705 143.137.159.141 31/3/2018 23:56:21


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Parabéns, respostas á altura, os esclarecimentos nos faz lembrar que seria muito difícil voar documentados sem o esforço da ABUL, uma vez que a aviação brasileira passa por uma fase muito critica, sem o menor interesse por parte dos governantes o voo esportivo sem duvida estaria no mais completo abandono junte a isso o alto custo dos combustíveis taxas e a terrível burocracia dos últimos tempos etc.
Resposta
VALDECIO - 6585 177.34.142.17 1/4/2018 16:37:55


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Associado desde 2008
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Excelente respostas:
quanto ao RIAM pago com gosto, pois o mecânico que o faz, cuida muito bem do meu avião.
Essas palavras amarguradas são reflexos do que o Brasil está passando.
Outra coisa, quem voa apenas 2 duas horas por mês não deve ter uma aeronave. Até arrisco a dizer para comprar um quadriciclo, honda, ser for outro, custa o mesmo que este avião dele.
PARTICIPE MAIS, vá aos ENUs, olhe nos olhos dos administradores, cobre diretamente deles.

Resposta
Simpliciano - 6456 179.107.1.166 3/4/2018 16:05:24


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Associado desde 2008
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Não costumo frequentar com regularidade este forum, mais acho que a postura da ABUL na pessoa do Albrecht, foi acertada e bem coerente. Como filiado que sou compreendo as dificuldades enfrentada, diante nossa legislação capenga e complicada, acho que nosso amigo perdeu a grande oportunidade de ficar quieto. Espero sempre poder contar com os trabalhos da Abul, tanto nas questões burocráticas como também nas questões politicas de bastidores junto a ANAC.
Está de parabéns a ABUL e tem meu apoio.

Resposta
Clovis Figueira - 5972 179.217.29.240 5/4/2018 07:55:48


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Lamentveis as lamrias do desinformado ex-associado.
Resposta
Joel - Abraex - 3705 138.0.222.163 12/9/2018 18:31:28


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Associado desde 2002
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Que bom que este se foi.
Quando alguém se filia a qualquer associação deveria primeiro perguntar ''EM QUE POSSO AJUDAR PARA QUE ESTA ENTIDADE SE TORNE MAIS FORTE''

   
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MARCOS - Botucatu/SP IP - 201.7.152.2 5/9/2018 10:41:23

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Pessoal, quais fábricas de ultraleves temos em atividade no Brasil? Abraço e bons voos a todos.

   
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VALDECIO IP - 179.235.245.102 3/9/2018 23:12:01

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CHEGADA
Para ordenação do tráfego, estabelecemos um único ponto de entrada que fica sobre o Restaurante Trapiche Xaraes nas coordenadas 15º 01’44”S e 055º 45’ 50” W. Este ponto fica ao SUL da pista de pouso e a uma distância de 8,6 quilômetros.
Quando estiverem estimando 3’para o ponto de entrada, deverão chamar a Coordenação MALAI MANSO na Frequência 136.85 para a informação do vento.

   
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JACKSON FARIAS BRAGA IP - 181.223.214.247 2/9/2018 20:28:51

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Associado desde 2013
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Prezados Senhores:
O prefixo ''BR'' que será usado para matricular ultraleves com peso vazio até 200 Kg não entrará em choque com os prefixos ''B'' e de ''BA a BZ'' atribuídos pela ICAO para a CHINA/MACAO/HONG KONG/TAIWAN? Os prefixos atribuídos pela mesma ICAO para o Brasil são: ''PP,PQ,PR,PS,PT,PU,PV,PW,PX e PY, como também, ''ZV,ZW,ZX,ZY e ZZ''.

   
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Paulo Rockel IP - 177.34.10.185 27/8/2018 15:22:41

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N

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Agradeço ao Cmte. Galvão pelas informações que nos tem enviado por e-mail, sobre as mudanças que ocorrem na legislação do aerodesporto.

Sobre essas mudanças, eu vou colocar aqui algumas questões da forma como eu entendi, em relação ao meu ultraleve Fox V5, e solicito, por favor, que me ajudem a esclarecer os pontos que estou em dúvida e se a minha interpretação está correta.

Eu tenho um ultraleve Fox V5. Seu peso vazio é de 195 kg.

Ele fica baseado no aeroporto Teruel, em Campo Grande. É um espaço aéreo controlado (ATZ), por isso o ultraleve está equipado com rádio VHF e transponder e a minha habilitação é CPR.

Questões...

1 – O meu CPR venceria em dezembro. Apesar da prorrogação deste prazo até jun/2019, parece-me que é melhor eu revalidá-lo neste ano, assim terei mais dois anos de CPR para só depois disso correr atrás de um CPA. Concordam?

2 – O ultraleve Fox V5 tem menos de 200 kg, portanto é (ou pode ser) regido pelo RBAC 103. No entanto, o meu ultraleve já possui prefixo (PU-WBT) e, desta forma, penso NÃO ser necessário recadastrá-lo na ANAC. Inclusive porque eu continuarei voando em espaço aéreo controlado, necessitando que ele seja considerado uma aeronave igual às demais que utilizam esse espaço.

3 – O meu CMPU está válido até 2020. Eu preciso ter algum tipo de preocupação a esse respeito antes disso?

Agradeço antecipadamente a participação dos que puderem contribuir com suas opiniões e conhecimentos a respeito da nova regulamentação em curso.

Agradeço também pela oportunidade que temos de utilizar este espaço e do privilégio de termos a importante ação da ABUL junto A ANAC, na luta para conseguirmos continuar voando.
.

Resposta
VALDECIO - 6585 179.235.245.102 27/8/2018 15:22:41


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gostei do teu questionamento.
Provavelmente será uns dos assuntos abordados no ENU.

   
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DPAULA IP - 186.195.112.9 8/8/2018 13:03:41

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teste

   
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DIOGO VIUDES IP - 190.113.94.136 22/7/2018 18:01:55

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Galvão

Seria possivel esclarecer à nós associados as alteraçoes que estão por vir, na legislacao dos experimentais.

Agradeço antecipadamente



Resposta
ABUL - 123456 189.91.65.13 17/7/2018 15:35:30


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NOVA REGULAMENTAÇÃO DO AERODESPORTO
ESCLARECIMENTO INICIAL:
Dois pontos merecem destaque dentre os resultados do Projeto de Regulação de Aerodesportos desenvolvido pela ANAC:
1- As Associações credenciadas pela ANAC passarão a ter um importante papel no gerenciamento do aerodesporto brasileiro;
2- O novo RBAC-103 entrará em vigor a partir de 01/01/2019 em substituição ao atual RBHA-103A e será legislação aplicável apenas às aeronaves com peso básico até 200 Kg. As aeronaves experimentais acima deste peso, até 750 Kg, obedecerão à legislação aplicável à aviação geral (RBAC-61, 91,...);
3-

OPERAÇÃO DE AERONAVES SEM CERTIFICADO DE AERONAVEGABILIDADE – RBAC103
PARAMOTOR E PARATRIKE
No dia 20 de junho de 2018, ocorreu na Sede da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, em Congonhas – São Paulo, reunião para apresentação da nova regulamentação de aerodesporto, tendo em vista a conclusão do projeto prioritário regulatório, que contou com a participação de membros representantes de entidades do aerodesporto, membros da equipe do projeto da ANAC e representante do DECEA.
A Comissão do Aerodesporto Brasileiro – CAB, Associação Brasileira de Pilotos de Aeronaves Leves – ABUL, a Confederação Brasileira de Paramotor – CBPM, entre outras entidades, foram convocadas e participaram da reunião, por estarem desde o início contribuindo com o projeto regulatório. Com base na regulamentação publicada e esclarecimentos obtidos pela ANAC durante a reunião, destacamos a seguir as normas relativas à modalidade do paramotor e paratrike.
A operação de veículos ultraleves foi regulamentada pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, através do RBAC103 (aprovada pela Resolução nº 473, de 7 de junho de 2018). No texto da regulamentação, a Agência utilizou a designação genérica de “veículos ultraleves”, para definir qualquer aeronave com peso básico de até 200 Kg e com propósito desportivo e recreativo, basicamente paramotores e paratrikes.
ANAC se limitou a regulamentar os aspectos relativos às consequências externas das práticas aerodesportivas. O foco da Agência é a proteção de terceiros não envolvidos e a segurança de todo o sistema de aviação civil. Sendo que a prática da modalidade é vista como um “esporte aéreo” cuja operação ocorre por conta e risco do aerodesportista.
A ANAC não emitirá ou exigirá habilitação para a operação de aeronaves de até 200 Kg, contudo orienta, de forma taxativa, conforme consta na Instrução Suplementar – IS 103-001, que o interessado na prática desportiva com essas aeronaves, busque se habilitar por meio de associações aerodesportivas por ela credenciadas.

A ANAC exigirá o cadastro do aerodesportista e de seus equipamentos em banco de dados da Agência. Esse cadastro será iniciado pelo aerodesportista, sendo operacionalizado posteriormente pelas associações credenciadas que terão prerrogativa para:
a) aplicar prova teórica e emitir o atestado de capacidade do aerodeportista, afim de comprovação que o mesmo detém os conhecimentos mínimos para o cumprimento das regras operacionais e de uso do espaço aéreo (RBAC-103, IS 103-001, ICA 100-12 e ICA 100-3);
b) efetuar a inspeção do equipamento, com objetivo de verificar se está conforme o regulamento (RBAC-103) e
c) fazer a “validação” do cadastro ANAC do aerodesportista e do equipamento.

O aerodesportita cadastrado na ANAC receberá uma Certidão de Cadastro de Aerodesportista e uma Certidão do Cadastro de Equipamento, documentos que deverá portar (sendo permitido sua versão digital) para apresentação às autoridades, inclusive forças policiais, que poderão vistoriar o equipamento e analisar a documentação e sua conformidade com o RBAC103.

O cadastro dos equipamentos com peso máximo de 200 Kg só será efetivado se for associado a um aerodesportista cadastrado. No momento que o aerodesportista fizer o cadastro inicial do seu equipamento, será gerado um numeral (no formato BR-XXXX, onde o “X” será substituído por letras ou números), que deverá ser marcado no parapente de forma que fique visível do solo a pelo menos 50m de altura (a ABUL definirá e publicará um padrão de marcação visando uniformizar e facilitar a aprovação na inspeção). Após marcar sua aeronave, o aerodesportista deverá solicitar que uma entidade credenciada da ANAC faça a inspeção do equipamento e valide seu cadastro.

O cadastro na ANAC, do aerodesportista e de seus equipamentos, será realizado uma só vez, sem necessidade de renovação. Sendo, entretanto, necessária sua atualização quando da transferência de propriedade de equipamento, pois o numeral do equipamento estará vinculado ao seu operador.

O voo comercial é proibido, sendo lícito apenas o voo de instrução remunerado, havendo necessidade do aluno assinar termo de ciência do risco que envolve a modalidade. O instrutor deverá ter seguro aeronáutico, conforme previsto no Código Brasileiro Aeronáutico – CBA, com cobertura contra danos a bens de terceiros e para os envolvidos no voo (instrutor e aluno).

O aerodesportista estrangeiro operando no Brasil estará submetido às mesmas regras do RBAc103.

O aerodesportista deverá ser maior de 18 anos.

Os locais de voo serão restritos às áreas delimitadas e autorizadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, e em obediência às regras de tráfego aéreo. Neste ponto cumpre destacar que não houve alteração, a Agência apenas incluiu no regulamento o que já está previsto no Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA – (Lei n° 7.565, de 19/12/1986), com objetivo de consolidar a regulamentação e facilitar sua compreensão.

O aerodesportista deverá consultar o site do DECEA para verificar os locais permitidos para a prática de sua modalidade.

Não será permitido o sobrevoo de áreas densamente povoadas, aglomeração de pessoas, áreas proibidas ou restritas, mesmo dentro das áreas permitidas.

Não será permitido decolar ou pousar de localidade não autorizada por seu proprietário ou detentor dos direitos;

As operações serão limitadas à condição visual (VMC) em período diurno e mantendo-se referência visual com a superfície durante todo o vôo.

Autorizações especiais de voo poderão ser concedidas pela ANAC, desde que formalmente solicitadas por entidades da modalidade, clubes, associações, federações e confederações.

Os pedidos para uso de espaço aéreo provisório devem ser solicitados por NOTAN diretamente ao DECEA. Pedidos para eventos e/ou operações permanentes devem ser solicitados para a ANAC.

A fiscalização será realizada pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública (forças policiais), ANAC e DECEA;

O RBAC-103 terá vigência a partir do dia 01 de janeiro de 2019. Até esta data o RBHA-103 permanecerá em vigor.
O cadastro dos pilotos e seus equipamentos na ANAC ainda não está ocorrendo, pois a ANAC efetuará primeiramente o credenciamento das entidades representantes do aerodesporto.
A ABUL se credenciará junto a ANAC para obtenção e realização de todas as prerrogativas aplicáveis à modalidade de veículos ultraleves.

Os pilotos cadastrados no sistema do Departamento de Paramotor – DPM-ABUL serão notificados e orientados por um ou mais canais de comunicação, via e-mail , telefone, notas, site e redes sociais, tão logo estejamos credenciados e o sistema de cadastro na ANAC esteja em funcionamento.

A ABUL instituiu formalmente em 2016, como sistema de ensino e formação de pilotos e instrutores de paramotor, a metodologia reconhecida internacionalmente e oferecida pela APPI-PPG (Associação Internacional de Pilotos e Instrutores de Paramotor) que permanece sem alterações.

Para que conseguir seu credenciamento junto à ANAC, as entidades precisarão atender os critérios do RBAC-183 e IS 183-004, com exigências específicas para cada atribuição solicitada. Para as atribuições referentes à modalidade de paramotor deverão: ter pelo menos 500 associados “ativos”; ter sido constituída a mais de 5 anos; ter diretoria técnica composta por pessoas com experiência mínima de 10 anos na modalidade; ter uma estrutura mínima de funcionamento e atendimento aos associados que inclua uma sede; ter um manual de procedimentos para a realização das atividades autorizadas, entre outros documentos.

A ANAC disponibilizou uma página temática com as principais informações sobre a regulamentação do aerodesporto, clique no link abaixo.
http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/aerodesporto/ultraleves-motorizados
Clique sobre o item abaixo para acesso ao seu conteúdo:
 Relatório de Conclusão do Projeto Prioritário de Regulação de Aerodesportos – Junho de 2018.
 RBAC103 – Operação de aeronaves sem certificado de aeronavegabilidade
 IS 103-001 – Operacão de Veiculos Ultraleves sob RBAC103
 RBAC183 – Credenciamento de pessoas
 IS 183-004 – Credenciamento de Associações Aerodesportivas
 ICA 100-12 – Regras do Ar
 ICA 100-3 – Operação de Veículos Ultraleves
 CBA – Código Brasileiro de Aeronáutica, Lei 7.565 de de de dezembro de 1986.


Resposta
Clovis Figueira - 5972 187.36.201.185 21/7/2018 18:32:52


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Risível.

Resposta
Clovis Figueira - 5972 187.36.201.185 21/7/2018 18:34:32


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O que o DAC não conseguiu a Sra. ANA vai tentar...
Resposta
Clovis Figueira - 5972 187.36.201.185 22/7/2018 18:01:54


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EPAAAAA ! Tem algumas coisas aí que não estão na RBAC 103 de vigencia futura. Mudaram de novo ? Tão sempre mudando tudo...
   
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VALDECIO IP - 187.107.121.38 20/6/2018 10:26:35

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olá amigos:

Pela terceira vez vou voar por cima do Pantanal, é um dos lugares mais lindos de que já vi. Sempre acompanhado da minha esposa Zélia e com outro avião Henrique e sua esposa Nete, visitamos Forte Coimbra, Bonito, Fazenda São Paulino do nosso amigo Paulenir(sempre atencioso) e Hotel Fazenda Rio Negro.
É um Brasil a ser descoberto, o povo é simpático e acolhedor, a comida é impecável, ainda se vê animais, como antas, macacos, patos grandes, 4 tipos de cervídeos, 3 tipos de porcos do mato.
A flora banhadas por suas lagoas doces e salgadas não existe igual.
Tomar um vinho a beira de uma lagoa destas vendo o Sol se por, ''não tem preço''. Eu Recomendo.

   
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GILDAZIO FERNANDES IP - 186.225.183.85 9/4/2018 23:11:54

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Bom dia senhores!
Por gentileza, algum associado poderia me informar onde encontro protetores auricular Bose, que tenha bom preço,
preciso de dois pares.
Obrigado e bons voos.

Resposta
Clovis Figueira - 5972 179.217.29.240 5/4/2018 07:51:25


Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Estrela branca = menos de 4 anos
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O meu no Bose no, um muito simples. Qdo preciso substituir compro um daqueles vendidos em lojas de EPI, d certinho, vedam corretamente o rudo e so confortveis. E o melhor, so baratissimos. D pra quebrar o galho enquanto no acha o original.
Resposta
GILDAZIO FERNANDES - 4705 186.225.183.85 5/4/2018 15:30:31


Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Estrela branca = menos de 4 anos
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Defendo a Aviação Desportiva - click e saiba mais

Valeu! Companheiro, grato pela resposta, vou ver o que da para fazer, bons voos.
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VALDECIO - 6585 177.34.142.17 9/4/2018 23:11:54


Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Estrela branca = menos de 4 anos
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Defendo a Aviação Desportiva - click e saiba mais

tem muitos brasileiro na Sun Fun.
veja quem esttà llà para comprar na feira.
LLà nos States à barato.

   
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VALDECIO IP - 177.34.142.17 5/4/2018 07:53:12

Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Estrela branca = menos de 4 anos
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Defendo a Aviação Desportiva - click e saiba mais

RG ALBRECHT ENCERRA ATIVIDADES
http://www.abul.com.br/abul/cartarga.pdf

Recebi esta notícia.
Linda história, vale a pena ler.
Pode-se adicionar esta história à da aviação Ultralevista brasileira. Poucos tem uma história tão rica para contar.
Parabéns Comandante Albrecht.


Resposta
Clovis Figueira - 5972 179.217.29.240 5/4/2018 07:53:12


Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Estrela branca = menos de 4 anos
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a verdadeira cronica do aerodesporto ultraleve, do qual o Albrecht o eterno protagonista. Parabns pelo escrito, Presidente.
   
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MARIO ANTONIO CONCEIÇÃO IP - 177.79.4.33 1/4/2018 22:45:40

Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Estrela branca = menos de 4 anos
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N

A Diretoria da Abul prestou os devidos e precisos esclarecimentos ao ex associado que estava completamente desinformado quanfo a funcao da Abul e da autoridade aeronáutica! Apos as explicações, ele ja sabe como as coisas funcionam no Brasil.

   
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SABINO FREIRE DE LIMA FILHO IP - 191.190.75.8 13/3/2018 12:36:37

Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Estrela branca = menos de 4 anos
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N

Onde está a relação dos documentos obrigatórios para inspeção de rampa? Não consigo achar aqui no site.
SFLF

Resposta
Clovis Figueira - 5972 187.118.123.33 1/3/2018 18:09:56


Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Estrela branca = menos de 4 anos
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Tem esta de 2016. Não sei se está atualizada.
Link : http://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/avi
Resposta
João Pedro // Presidente Prudente - 3146 179.98.35.41 2/3/2018 06:30:34


Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Estrela branca = menos de 4 anos
Associado desde 2001
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Imaginei que a pergunta do Sabino e do Mario tem a ver com PUs, não Homologados.
103.25 - RESTRIÇÕES PARA VEÍCULOS ULTRALEVES AUTOPROPULSADOS
(a) Nenhuma pessoa pode operar um veículo ultraleve autopropulsado segundo este regulamento:
(1) A menos que tais operações atendam às Regras Gerais de Operações para Aeronaves Civis
(RBHA 91), Subpartes A, B, C e D no que não colidir com o estabelecido neste regulamento e, não
constituam transgressão a outros regulamentos aeronáuticos aplicáveis;
(2) Quando em operações hidro/anfíbias, sem cumprir a norma emitida pela Autoridade Marítima,
NORMAM 03/2001 Capítulo 1 - 0115;
(3) Exceto em altura que permita, em caso de emergência, efetuar pouso com segurança e sem
riscos para a vida ou bens de terceiros;
RBHA 103A

(4) Sem que o veículo esteja segurado de acordo com o previsto no RBHA 47, apêndice B.
(5) Sem que seu piloto possua a bordo o original ou cópia autenticada de:
(i) Certificado de Habilitação válido;
(ii) Certificado Médico de Piloto de Ultraleve (CMPU) ou Certificado de Capacidade Física
(CCF) válidos;
(iii) O Certificado de Conclusão de Relatório de Inspeção Anual de Manutenção (RIAM) válido;

(iv) O Certificado de Autorização de Vôo (CAV) válido;
(v) O Certificado de Marca Experimental (CME);
(vi) Apólice de Seguro ou Certificado de Seguro Aeronáutico (RETA) válidos;
(vii) Licença de Estação Rádio válida ou comprovante de pagamento da mesma (caso utilize
equipamento rádio).
http://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbha/rbha-103a/@@display-file/arquivo_norma/rbha103.pdf

Resposta
Clovis Figueira - 5972 179.105.93.24 2/3/2018 07:24:12


Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Estrela branca = menos de 4 anos
Associado desde 2007
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Acho que o link acima está desatualizado. Faz pouco tempo recebi uma outra lista onde não consta diario de bordo para as anv da RBHA 103.
Resposta
PEDRO LOBO - SP - 6150 187.37.184.60 5/3/2018 13:10:48


Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Estrela branca = menos de 4 anos
Associado desde 2007
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Vejam no link abaixo.
Link : http://www.abul.com.br/abul/PA2016-3628.pdf
Resposta
AUAD - 6288 186.200.68.202 13/3/2018 12:36:37


Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Estrela branca = menos de 4 anos
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Id no SPOT:
PU SIC

Siga-me no Spot

O texto, creio eu, que fecha a discussão.
   
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MARIO ANTONIO CONCEIÇÃO IP - 187.108.107.225 1/3/2018 19:10:36

Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Cada estrela = período de 4 anos Estrela branca = menos de 4 anos
Associado desde 1998
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N

Tambem nao achei. O aplicativo noticiou mas nao ha nada no site

   
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ABUL IP - 189.91.65.13 16/2/2018 11:02:05

Cada estrela = período de 4 anos Estrela branca = menos de 4 anos
Associado desde 2011

N

Prezados filiados,

As linhas telefônicas da ABUL continuam em reparo. Em casos urgentes, disponibilizamos os números 021-98487-7749 e 021-98487-7999.

Podendo também usar os contatos de e-mails dos funcionários ou institucional.

Agradecemos pela compreensão.

Informe da secretaria

   
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DPAULA IP - 186.195.112.9 15/2/2018 15:51:46

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N

boa Tarde

   
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As opiniões expressas aqui não refletem a opinião da ABUL, este espaço é de uso dos associados e expressa a opinião individual de cada um

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